segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

A ética no Jornalismo


A liberdade de expressão, base de qualquer democracia madura, é garantida através de uma imprensa livre.

Assimetrias Não há como refletir sobre o papel ético da mídia sem desenhar, em linhas gerais, o entorno da sociedade sobre a qual essa mídia atua, que ela espelha, influencia e questiona – ou deveria questionar. A mídia é um espelho que reflete a realidade, mas também pode ser um instrumento que cobra mudanças. São assimetrias da riqueza concentrada com a pobreza massificada; do conhecimento com a ignorância; do doutor com o analfabeto; do privilégio com a exclusão; da vida real com a vida telerreal; do cidadão pleno com o cidadão mínimo. São assimetrias que emolduram uma realidade de angústias, perplexidades e temores, e que clamam por mudanças, justiça, emprego e dignidade. São assimetrias cuja síntese é a própria violência social, clamando por mudanças que sejam articuladas pela construção da cidadania como horizonte para uma convivência social marcada pela inclusão, incentivada pela democratização do conhecimento e pela abertura de oportunidades do trabalho socialmente útil.


Entendemos assim que, do ponto de vista ético, o trabalho da mídia deve ter sua centralidade focada na responsabilidade social e na valorização das pessoas. Espaço para reflexão Esta talvez seja uma das funções nobres do jornalismo: quando ele se coloca como um elemento desencadeador de discussões e debates sobre temas da maior relevância para a sociedade. O jornalismo, entretanto, na sua missão de informar e de influenciar a opinião pública, não está desconectado do seu conceito de indústria e atividade empresarial.O grande patrimônio do jornalismo é, essencialmente, a busca incessante da credibilidade. É isso que lhe confere grandeza, que lhe permeia a força e fideliza o leitor. Essa credibilidade é construída pela aliança com a comunidade a que se propõe servir como espelho de sua própria fermentação social, econômica, política ou esportiva. Ética e educaçãoNa verdade, a ética do cidadão é a plataforma e a essência de qualquer proposta ética nos diversos segmentos sociais.


O jornalista, o médico, o advogado, o porteiro, o vendedor, o professor, enfim, qualquer profissional só poderá dar sua contribuição ética se tiver sedimentado seus valores éticos centrais como cidadão. É preciso que ele seja um instrumento para a vida e para o exercício da cidadania plena. Apoiemo-nos na conceituação de ética que, nas palavras da filósofa Marilena Chauí, "é a parte da filosofia que se dedica à análise dos próprios valores e das condutas humanas, indagando sobre seu sentido, sua origem, seus fundamentos e finalidades".. A mídia pode e deve dar sua contribuição, acolhendo também as vozes daqueles que clamam contra a perversidade de qualquer sistema social e econômico que produza o deficiente cívico, que massifique o cidadão mínimo, que forme o analfabeto político ou que multiplique o indigente desprotegido. Ainda dentro de suas possibilidades, a mídia também pode amplificar as idéias reflexivas sobre o dever ético de não se render à desilusão, de não pactuar com promessas que se esvaem como fumaça, nem com propostas que estouram como bolhas ou soluções panacéicas que se rompem como teias de aranha. E também poderia construir um coro com todos os que acreditam na força da educação como estopim democrático para alterar a rota de colisão social, para recalcular a equação dos privilégios e recontabilizar a concentração de riquezas. E pode reforçar a idéia dos que acreditam que não haverá equilíbrio social possível, não haverá distribuição de renda viável, dignidade humana palpável, democracia estável, nem desenvolvimento sustentável fora da matriz educacional.


"Os meios são frações dos fins", disse o educador Anísio Teixeira. Que a mídia, balizada por sua crescente influência nos novos tempos, possa ser uma fração importante nessa busca de revitalização dos nossos valores éticos.

2 comentários:

  1. Marquinho, parabéns pelo seu blog ficou ótimo.
    Pode ter certeza que estarei enviando para todos meus amigos.
    Um abraço Iara-Moçambique Estrela Guia Uberlândia-MG.

    ResponderExcluir
  2. Iara fico feliz de estar acompanhando meu crescimento profissional.Me sinto orgulhoso te ter a luz do Terno Estrela Guia me iluminando.
    Já,já irei publicar alguma coisa da Congada no meu blog....aguarde!

    ResponderExcluir