segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

Temos que acordar enquanto é tempo


Um dos três mais graves problemas nacionais é o da segurança pública. Todos os governos sabem que a Polícia é deficiente, mal aparelhada, incapaz de atender à comunidade. Não obstante, até hoje, não se deu um passo certo na direção de um projeto que revitalize nossas polícias, sobretudo a militar e a civil, adotando programas voltados para a construção de uma nova polícia, aparelhada, diligente, eficaz, competente. O policial brasileiro precisa ter um outro perfil. Os governos devem investir na formação de policiais capazes de merecerem a confiança da coletividade, capazes de combater a violência, o bandido, e em condições de trazer tranqüilidade a toda à comunidade através de ações ponderadas, meditadas, criteriosas.
Devemos exigir a criação das guardas municipais e que seja feita uma ronda permanente em ruas, praças e bairros das cidades. Para tanto, o chefe do Executivo seja estado ou município, deve priorizar a segurança pública, não deixando que o cidadão fique à mercê do bandido, tomando um conjunto de medidas eficazes no combate à violência e destinando verbas suficientes para esse fim.
Em algumas cidades o fechamento de bares após as 23h00 foi uma medida excepcional, depois da análise de cada caso, criteriosa, jamais podendo ser estendida a todos, indiscriminadamente, como faz, equivocadamente, a resolução da segurança. O fechamento de bares só é possível com aprovação de projeto de lei na Câmara Municipal. O horário de fechamento tem que ser bem explicado e de forma razoável. A redução da violência deve vir através de um conjunto de ações com a finalidade de combater suas causas. O governo deve investir maciçamente na educação fundamental e no ensino técnico, tomar medidas de contenção das favelas, possibilitarem o acesso de todos a uma ocupação digna, revitalizar o sistema público de saúde e da segurança. São necessárias varias ações para a diminuição da violência, mas o que realmente contribui é o fato de um município investir 60% de seu orçamento em educação, cultura, esporte, lazer, saúde e habitação como fez, por exemplo, Diadema no estado de São Paulo. O lema é investir no ser humano. A reforma da lei penal e de execução penal é imprescindível, também é necessário que obriguem todo o preso a trabalhar em benefício da comunidade, do país, da Nação. Afinal, não é demasiado acentuar que um governo que se preza cultiva uma constante e imperturbável preocupação com a educação, saúde e segurança do seu povo.
Estas não podem ser as preocupações só em tempos de eleições e sim no dia a dia.
Marcos Maracanã
Radialista e Apresentador de TV

2 comentários:

  1. Este é Maracanã... líder em audiência numa terra estranha, que o recebeu como filho. Sou ouvinte, fiel, de seu Chumbo Grosso. O dia que Maraca nos emocionou foi qdo falou da morte de sua avó na cidade de Ituiutaba. Podemos sentir então seu lado humano.
    Parabens Maraca.
    Mas pare de ficar bajulando o Mustafa Mohamad Hamdam, o cel. Lobato, o Ademir Reis, o senador Salgado.
    Fale em nós no seu fan clube e sabemos que a Ivônia não tem ciúme (ela não é Debotra, né mesmo) kkkkkkkkkkkkkkkkk
    Vivam !!!!!

    ResponderExcluir
  2. Amigo MM, Parabéns pelo seu Blog. A partir de agora vou passar a visitá-lo amiúde, lendo, analisando, elogiando e/ou criticando, se for o caso, seus comentários e artigos.Gostaria de deixar um recadinho pra Juliane:Eu e Maracanã somos grandes amigos de muito tempo e ele não precisa de me bajular, os prováveis elogios que ele me faz, com certeza, não são pq eu os mereça, mas sim devido ao baita coração que esse moço tem e o carinho que ele dedica às pessoas em geral e em especial aos amigos.
    Abração,
    Lobato.

    ResponderExcluir