quinta-feira, 26 de março de 2009

A prisão é uma maneira muito cara de tornar as pessoas piores

Estima-se que 30% da população carcerária esteja recolhida indevidamente em presídios. Levantamento do Depen (Departamento Penitenciário Nacional), de julho de 2008, revelou que para cada quatro presos, só um cumpre pena alternativa. Existem, hoje, cerca de 450 mil presos no Brasil. Desse total, 96% são extremamente pobres e não dispõem de assistência Judiciária de qualidade, informa o Conselho Nacional de Justiça.
Os principais problemas enfrentados pelos presos — além do déficit de Justiça por falha no processo de execução penal — são a degradação do ambiente, superlotação, falta de assistência médica e falta de trabalho dentro das prisões. O caos do sistema penitenciário foi revelado pelos mutirões promovidos pelo CNJ. Em apenas cinco presídios brasileiros, cerca de 1.300 pessoas foram libertadas por estarem presas irregularmente.
Porque não interessa aos donos do poder solucionar os problemas do nosso país.É necessário que haja sempre algo de muito importante a ser resolvido,para que nas eleições eles possam prometer soluções.
Você espera por mudança de lei,mas como quem faz as leis são eles ,pode esperar sentado.É claro que quem coloca estes marginais no poder é o povo,mais o que o povo deveria fazer,uma revolução armada?Não.Deveria sim ter uma maior consciência política.Mas esta consciência política só é adquirida através da EDUCAÇÃO,e você acha que os nossos ilustres políticos têm interesse em educar a população?É claro que não,pois a falta de educação do povo é a garantia de emprego deles.O único meio pacífico pelo qual nós podemos fazer alguma coisa é o VOTO NULO.Só no dia em que as eleições forem um total fracasso é que talvez haja alguma mudança na maneira como os governantes sejam escolhidos.Não me entenda mal;não estou falando de DITADURA,mas estou dizendo que esta forma de escolha só interessa aos políticos que querem manipular a população.A nossa DEMOCRACIA é uma grande farsa.Que tal CONCURSO PÚBLICO para presidente no lugar das eleições.Seria uma tentativa,só não podemos ficar parados.
O fato é que se gasta muito com o sistema prisional brasileiro e não se consegue nenhum resultado. Pelo contrario os “recuperandos” saem dos presídios verdadeiros animais, sedentos por vinganças e cheios de sentimentos maldosos com ares de vingança, raras são as exceções.
Talvez uma das alternativas fosse à pena alternativa para diversos casos, só que entre 98% dos condenados, apenas 2% foram punidos com penas alternativas. Esta provado que não adianta encarcerar o cidadão que comente pequenos e médios delitos,pois ele se
transformará num bandido de alta periculosidade num futuro bem próximo.
Em hipótese alguma a pena alternativa, em crimes menores, significa a banalização do
crime. Ao contrário. A Justiça, para funcionar, tem de deixar clara a certeza da punição. Mas há benefícios para toda a população e para o condenado.
Pelo que vejo a maioria de nossos políticos não tem nenhuma intenção de mudar este quadro negro em que estamos vivendo.