quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Sociedade é machista, feminista ou entramos no modismo?


Por que vivemos e vivenciamos uma sociedade altamente machista? Faz muito tempo que o homem não é mais aquele "pegador" como antes, já fazem 3 anos consecutivos que as pesquisas de fácil acesso na internet (vejam sites ligados ao IBGE) revelam que a taxa de infidelidade feminina ultrapassou a masculina, atualmente em 64% para as mulheres, ou seja, elas traem mais que os homens atualmente, claro, isso vem das conquistas, autonomia social, financeira, profissional, maior instrução, leis como Maria da Penha etc, que tudo isso contribuíram para a mulher poder ter sua liberdade, ótimo, e elas hoje usufruem muito bem...64%!
Não importando o sexo das partes, uma pessoa que conscientemente se envolve com alguém comprometido é, para mim, tão responsável quanto. A partir do momento em que escolheram se relacionar nessas condições, ambos se eximiram do compromisso de respeito e zelo pelo outro. Nessas situações - convenhamos - as pessoas costumam ceder apenas aos próprios anseios, aos próprios desejos, e dane-se o resto, não é assim? Depois, quando algo sai errado, fica cômodo para o(a) amante - envolvido(a) na história até o pescoço - dizer "ah, mas quem tinha relacionamento era ele(a), não eu, portanto me tirem dessa". Legal, não? Eu acho péssimo. Para mim, ainda vale a regra de ouro: "não faça aos outros o que você não gostaria que fizessem contigo".
Como os relacionamentos, mais precisamente o casamento é visto e vivido hoje?.
O mundo é outro e o tal "casal do comercial de margarina" já não seduz tanto. Manter as aparências, principalmente pra mulher, é coisa do passado. O homem, que por natureza precisa de um controle muito maior pra se manter fiel, continua a trair e se atrair, sem qualquer dor na consciência. A mulher até consegue se manter fiel mas se indaga o porquê: já não precisa mais ser vítima e já tem uma liberdade muito maior do que há 20, 30 anos.
Minha geração, talvez, ainda mantenha o sonho do casamento feliz, do felizes para sempre, do "um pai para o meu filho, uma mulher para o meu lar". Mas as próximas certamente verão o relacionamento de outra forma e não mais como o que foi passado para nós, a receitinha de bolo pra ser feliz, a família típica, etc...
Não há segredo para ser feliz a dois, a três, sozinho. Não há comercial de margarina que coloque na minha mente que ser feliz é ter uma mulher, um cachorro, um bom emprego, um bom carro. Pode ser só um desses. Pode ser nenhum desses. De todas as posturas que a sociedade dita, a felicidade é a única que nunca conseguirá ser moldada. Ainda que ela se esconda atrás de hipocrisias ou incoerências. Ou traições? Vá até o dicionário e pesquise as palavras Piriguete e Ricardão e farás uma bela reflexão sobre este artigo.
Quando uma terceira pessoa chega ela somente fez parte do filme .Podendo dizer entusiasmou uma decisão de uma separação em um relacionamento que já não tinha crescimento,neutro. Quando o relacionamento está bem uma pessoa não fica predisposta a está com outra pessoa fora do seu relacionamento. Quando existe o término dito possivelmente a relação já acabou ,muito tempo antes. Em muitas vezes o problema é a vaidade e os dogmas que determinadas pessoas trazem consigo. Pra mim uma máxima que deve se buscar é não faça com os outros o que não quer que seja feito com você.
Vocês já perceberam que os casais não têm tempo pra nada? Essa corrida desenfreada pode estar contribuindo para que a vida familiar seja prejudicada. Veja quantas pessoas vivem isoladas e até solitárias. As casas, muitas vezes bem ornamentadas, são silenciosas; estão vazias! Falta vida lá dentro. Mesmo o marido e a esposa quando chegam em casa à noite, depois de um dia de trabalho, quase não conversam; não têm muito assunto. A grande verdade é que vivemos num mundo de estresse. Conseqüentemente a saúde emocional é afetada.
Existem também outros fatores que acabam influenciando nossa sociedade a refletir sobre o machismo ou feminismo.Observe a forte influência dos meios de comunicação de massa no seio da família. Muitos modelos falsos nos são apresentados através de filmes, novelas, propagandas, revistas, livros, internet, jogos e tantos outros recursos que a mídia nos oferece. Um verdadeiro bombardeio, uma invasão desenfreada dentro da nossa casa, conquistando nossa mente e a dos nossos filhos, através de estratégias sutis e perigosas. Vivenciamos hoje casamentos mais virtuais do que de corpo presente propriamente dito.Falta toque,olho no olho e sobretudo sensibilidade de ambos.
Só um pequeno adendo, ninguém destrói casamento. Casamento já destruído, não há como reverter exceto com raras exceções. Se há culpa, ela é sempre do casal. *Fonte base de meu texto pesquisa IBGE