quinta-feira, 3 de outubro de 2013

Mudanças de Partido e dos políticos qual o beneficio direto pra população?




A Justiça eleitoral freou, mas não conseguiu acabar com o troca-troca partidário no Brasil. Na legislatura marcada pela imposição da fidelidade partidária pela Justiça eleitoral, quase uma centenas  de parlamentares mudaram  de partido pensando na corrida eleitoral de 2014

Nos governos conservadores, e durante décadas, tivemos um país e um povo em situação de vida medíocre e mesmo lastimável. Foi durante os dois governos posteriores e o atual que foram realizados enormes conquistas, transformando nossa sociedade. Hoje são enfrentadas dificuldades poderosas com a crise internacional. 

No Brasil estão colocadas também novas limitações em decorrência de elementos de nosso crescimento, mesmo assim temos a manutenção dos avanços alcançados, inclusive com mais outros.
O compromisso das orientações políticas que impulsionou este caminho junto e com a população surgiu nas lutas sociais anteriores. Levou a grandes melhorias sociais e em decorrência tivemos avanços econômicos importantes. Com a economia ampliada as empresas, entretanto, não sofreram as modificações correspondentes. Na sociedade também existem deficiências e estas exigências estão longe de soluções. Com relação às melhorias sociais, que foram enormes, hoje estão colocadas exigências que devem realizar mudanças estruturais.

É urgente reorganizarmos este quadro econômico e social, levando a uma discussão política e procurando alternativas mais exigentes, podemos dizer mesmo mais radicais. A solução é alcançarmos a transformação do sistema político atual para alcançarmos a transformação da estrutura da sociedade brasileira. Não podemos ficar com soluções meramente pontuais e numéricas.
Por este motivo a participação ampla e com discussão intensa da população é decisiva. Só nega este espaço para nosso povo quem não deseja modificações e têm medo da democracia com outra representação e participativa.

Consideráveis melhoras
Nossa população alcançou grandes melhorias na sua condição de vida, mas é urgente atingir transformações onde existem oportunidades iguais para todos. Não é possível viver a duas horas de transporte do trabalho, em residências de péssimas qualidades e distantes de muitos serviços públicos. É uma situação de cidadãos afastados do sistema urbano consolidado e de todo o seu acúmulo de valores, afastado de significativas condições profissionais.

O mais grave na condição de vida do brasileiro é que nestas condições praticamente não é possível superar sua situação de pobreza. A discriminação social está sendo instalada e aumenta de maneira enorme. A conseqüência mais grave são as frustrações nas pessoas e a falta de oportunidades para todos. A alienação do luxo, das televisões conservadoras que foge da vida real das pessoas e muitos outros elementos negativos influenciam constantemente no pensamento e na cultura de todos.

O que for realizado hoje corresponde ao que teremos no futuro do Brasil e das conseqüências na vida de nosso povo brasileiro. Os efeitos do que é feito não estão limitados ao imediato. Nas últimas eleições municipais estas dificuldades apareceram de maneira evidente. Nas cidades de porte médio e nas grandes cidades houve diminuições das forças progressistas e surgiram forças de expressão políticas relativamente novas e de forte alienação. Falta, portanto, uma cultura democrática, onde se devem valorizar os partidos e não os projetos políticos eleitorais, pois, através de legendas fortes e competitivas, as mudanças sociais, políticas e econômicas podem ser implementadas, garantindo melhor qualidade de vida às comunidades.

Soluções.
Hoje temos as grandes mobilizações de forte significado político, mesmo que em alguns momentos possam parecer decorrentes de fatores específicos, pontuais ou menores. As forças de direita do Brasil não têm propostas e podemos dizer mesmo que não tem possibilidades de elaborar soluções. As forças populares passam por transformações e devem acelerar sua evolução para avançar muito em sua concepção, ser mais profundas e radicais para a sociedade.
Antes de tudo é importante entendermos que nada deverá ocorrer se não passar por uma ampla discussão, elaboração de soluções com a população e bastante inovadora. Também agora as formais mensagens, sem participação e sem nenhum propósito político terá como importância grave seu retorno posterior.
É fundamental termos firmeza e confiança em transformações enormes na sociedade brasileira. É possível e é necessário seu profundo debate e elaboração de propostas concreta para nossa população e nossa sociedade.

. Por isso, vejo a reforma política como a mãe de todas as reformas: reforma tributária, reforma do código penal, administrativo, emendas a constituição, etc; são secundárias, pois o que temos que lutar é para que a política volte a ser atrativa aos homens com qualidades, éticas e morais, para que representem o povo, dando a dignidade merecida.