quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Por que tanta fofoca?


Empresas e marqueteiros passam dias,meses, elaborando campanhas e ações de comunicação para persuadir a cabeça do consumidor, porém uma pequena conversa de bar entre amigos pode acabar influenciando muito mais que qualquer outro veículo de comunicação. Consumidores sempre valorizaram opiniões de seus familiares e amigos como fonte mais segura e efetiva.
Segundo recente pesquisa, o famoso boca-a-boca é o primeiro fator por trás de 50% das decisões de compra.
A revolução digital só faz este método de influência crescer rapidamente. Através de chats, foruns, blogs, mídias sociais, as conversas one-to-one ou one-to-many disseminam revisões de produtos. Alguns casos extremos podem acontecer, como criar web site para devoção ou punição de marcas.
Em Uberlândia existem até fofoqueiros de plantão criando factóides de todos os assuntos, e um  que  se espalhou rapidinho, foi que iriam cobrar entrada no Parque do Sabiá. Foi necessário  até que o diretor geral da Fundação de Turismo, Esporte e Lazer (Futel), Zezinho Mendonça, desse esclarecimentos de que o Parque do Sabiá e demais locais administrados pela fundação pertencem ao Município e são de uso comum da população. E sendo um bem público, de usufruto da comunidade, não pode haver cobrança de tarifas para usufruir desses espaços. Os boatos em torno da cobrança de entrada para frequentar o Parque do Sabiá começaram em outubro de 2013 e desde então têm sido desmentidos pela administração da Futel. (PMU).
As fofocas não escolhem cor, raça e religião,é comercio,é artista,político,jornalista basta dar uma destacada e lá está ela,  eu mesmo já fui vitima da maldita fofoca quando de minha vinda para BH.Sabe como fiz para desconstituir as famigeradas conversinhas ao pé do ouvido?
Sequer dei importância  
No caso do Brasil, o boca a boca tem sua importância, pois muitas pessoas não têm acesso a informação, entao usam seus conhecidos como fonte confiável.
Algumas empresas permitem comunicadores instantâneos – instant messaging - no ambiente de trabalho.Essa é uma ferramenta de comunicação muito eficaz quando o funcionário sabe utilizá-la de maneira consciente, separando a hora do trabalho da hora de conversar com amigos. Infelizmente, por muitos, acaba sendo utilizada como um facilitador de fofocas.
Hoje um dos maiores disseminadores da fofoca virtual chama se Faceboock e é impressionante como as pessoas acreditam em tanto besteirol provocado por covardes de plantão, que estão prontos para lançar suas fofocas a todo o momento. Quer uma dica?...Quando você estiver prestes a ser convencido por uma fofoca pesada, vá atrás pessoalmente de quem está envolvido e descubra se é verdade ou não, isso chama se coragem de descobrir a veracidade dos fatos.
O fato é que, seja onde for, o fofoqueiro não tem boa reputação e quase todas as principais religiões do mundo alertam contra a fofoca e o ato de espalhar boatos. -Quando uma pessoa faz fofoca da outra, na verdade ela não está destruindo outra pessoa, ela está se auto-destruindo, visto que seu caráter não mais existe. Se, porventura, existem pessoas que fazem fofocas, é porque existem aquelas que estão dispostas a ouvir, e oh, sem  querer te dar uma dica, mas ... se você é ouvinte de fofocas, você é cúmplice delas. É um ciclo vicioso; um fala e o outro ouve e esse ciclo vicioso permanece. Reveja seus conceitos, faça uma reflexão e veja o tipo de pessoa que você tem sido e o meio em que está inserido. Fofoca destrói quem foi vítima e também que faz.