quarta-feira, 3 de abril de 2013

TV PAGA E TV ABERTA QUEM VENCE A GUERRA?


As emissoras de televisão com sinal aberto tem perdido muito espaço em Lavras, isso porque a cidade é uma das que mais comercializam TVs por assinatura do Sul de Minas, além da grande quantidade de antenas parabólicas que são instaladas semanalmente na cidade.
A queda de audiência das TVs abertas tiveram início quando as emissoras regionais deixaram de investir na cidade na compra de equipamentos de retransmissão. Outros fatores foram as promoções das TVs por assinatura, hoje é possível assistir mais de 50 canais pagando uma mensalidade de R$ 29.
Nesta terça-feira as emissoras de televisão com sinal aberto sofreram mais um golpe: técnicos da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), estiveram em Lavras na tarde de hoje e lacraram equipamentos de 11 emissoras, tirando-as do ar. Os técnicos estavam cumprindo uma determinação do Ministério das Comunicações - tirar do ar as emissoras que estavam transmitindo de forma irregular.
Para regularizar a situação, as emissoras terão que procurar o Ministério das Comunicações e sanar as irregularidades. A solução não depende de prefeituras, mesmo assim, o prefeito Marcos Cherem disse que está estudando, junto ao Departamento Jurídico do Município, uma medida legal e imediata que possa ser tomada neste primeiro momento, evitando assim que os lavrenses que não tem antenas parabólicas ou TVs por assinatura possam assistir seus programas de televisão.
A retirada do ar das emissoras de TVs, segundo um dos técnicos da Anatel, não será apenas em Lavras, a determinação do Ministério das Comunicações deve ser cumprida em todo o país. Segundo os técnicos, no Sul de Minas muitas cidades ficarão sem sinais de TVs devido a irregularidades das emissoras.
Os canais fora do ar representam prejuízo, isso porque os anunciantes perdem o interesse em divulgar sua marca nas emissoras abertas, que a cada mês tem seu público reduzido devido a invasão das TVs por assinaturas e as parabólicas, e agora, vêem lacrados os equipamentos por um órgão do governo.