sábado, 21 de maio de 2011

Falta Muito ainda



Infelizmente percebi nestas minhas pedaladas que ainda falta muito ainda no que diz respeito a planejamento urbano para quem quer se locomover a pé ou de bicicleta em Uberlândia.

Os investimentos em grande parte são para os carros e pedestres e ciclistas são colocados sempre em segundo plano.

Outro detalhe a qualidade das calçadas, o desrespeito dos motoristas, a falta de ciclovia e de ciclofaixas, a temperatura instável, tudo serve para desestimular as pedaladas. E não é só isso. Os pedestres também reclamam.

O problema é que a quantidade de espaço para pedestres, por exemplo, não aumentou, en­­quanto o número de veículos cresceu muito nos últimos anos.

A falta de respeito dos motoristas com os ciclistas é um ponto negativo que desestimula o uso da bicicleta. A mudança de cultura é apontada como o primeiro passo para que esse modal seja mais usado na cidade. “Os motoristas precisam entender que o usuário de bicicleta está desafogando o trânsito. O motorista apressado e mal-educado não compreende que as pessoas usam a bicicleta como meio de transporte”.Ouvi de um entrevistado.

É preciso reconhecer a bicicleta como um meio de transporte. A demanda dos ciclistas não é por ciclovias, mas por ruas cicláveis, com sinalizações adequadas. Algo que torne o trânsito amigável, o que já é por si só um incentivo para quem pensa em andar de bicicleta.

As empresas, por exemplo, deveriam incentivar mais os trabalhadores a irem para o trabalho de bicicleta, criando bicicletários,banheiros para um banho,isso é raro nos dias de hoje.

Existe uma alternativa simples para resgatar as ruas como um espaço público de convivência. Cidades realmente inteligentes perceberam isso e saíram na frente implantando a bicicleta como modal de transporte urbano. Incentivar o uso das bikes não é algo que exija obras faraônicas ou grandes investimentos, mas sim visão de futuro e boa vontade política.