quarta-feira, 28 de julho de 2010

O que esperar deste tipo de jovem???




Quem convive com educadores que trabalham com jovens de classe média, irá entender o que vou descrever neste texto.
A irreverência que redunda em deboche é rotina em sala de aula e faz do professor uma vitima também dos pais,que não conseguem ou não querem lidar com limites de seus filhos.
A dificuldade de perceber e respeitar o outro,foi avaliada através de pesquisa da IPSOS Brasil em nove capitais brasileiras com estudantes de escolas privadas.O resultado é estarrecedor.
59% disseram que “fazem o que querem e não se preocupam com os outros”,ou seja não sabem o que é regra básica de convivência.
45% dos alunos de escolas privadas disseram que em certos momentos é aceitável desobedecer à lei.
82% deles vêem falhas na justiça e acreditam que a impunidade seja a regra e que no meu entender, explica por que a criminalidade entre os jovens esta tão alta.
Percebe se uma desmotivação crônica gerada pela falta de valores e de objetivos, a violência o consumo de drogas e álcool em festas, retratam com as dificuldades crescentes dos jovens no mercado de trabalho. Além de neste processo ainda termos a dificuldade de aprendizado e de ter responsabilidades e respeito ao próximo.
Seria extraordinário que estes jovens participassem de trabalhos comunitários e que os ajudariam e muito a se transformarem em jovens mais civilizados, no mínimo.
Lamentavelmente observamos que esta tônica só está piorando e que apesar das diferenças econômicas a percepção de mundos dos dois grupos é semelhante o que nos deixa ainda mais preocupados.
Para educadores este site é excelente http://www.aprendiz.org.br/
Salve se quem puder!
Marcos Maracanã